Comitê de Cultura do ES promove noite de celebração à cultura popular em Vila Velha

Últimas notícias

8º Festival da Cultura Negra da UNEGRO “África em Nós”

O 8º Festival da Cultura Negra da UNEGRO “África...

Pesquisa investiga a participação das mulheres negras no audiovisual capixaba

Você já se perguntou se existem mulheres negras trabalhando...

Live Especial do Fórum Nacional de Mulheres Negras

🌻✨ Vem com a gente! ✨🌻 O Fórum Nacional de...

Da luta à vitória

Em meio aos corredores silenciosos das instituições, onde papéis...

Compartilhe

Uma tarde/noite de celebração da cultura popular em Vila Velha, na Casa Cultural 155, no último domingo (29). Foi uma ação de mobilização, formação e intervenção cultural do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), programa instituído pelo Ministério da Cultura (MinC), que no Espírito Santo é realizado pelo Instituto Políticas e Ações Comunitárias (IPAC) e pela União de Negras e Negros pela Igualdade ES (UNEGRO-ES).

A programação iniciou às 17:00 com uma Roda de Conversa sobre Políticas Culturais de Base Territorial e Editais culturais com Thaís Souto Amorim, Gerente de Territórios e Diversidade da Secult, e Nieve Matos, Coordenadora do Escritório Estadual MinC no ES.

Logo após teve performance poética “Escuridão” com o rapper e poeta Dasilva, apresentação da Associação de Capoeira São Salvador, e da banda de congo Mestre Honório. Seguido da exposição: Ritmos e Identidade, a história do Congo em Vila Velha, com exposição de diferentes tipos de instrumentos produzidos por artesãos locais, painel fotográfico e audiovisual sobre a história e evolução dos ritmos e manifestações do congo na cidade.

Teve também a exibição dos curtas-metragens Griôs Capixabas e Graça São Benedito. O primeiro traz à tela a trajetória de cinco lideranças inspiradoras, guardiãs de suas culturas e lideranças em suas comunidades, produção da Odoyá–Arte e Cultura através da lei de Incentivo Paulo Gustavo Secult, o segundo, dirigido por Sara Engelhardt, retrata a tradicional Festa de São Benedito, também produzido através da lei Paulo Gustavo pela Prefeitura Municipal da Serra.

E, para encerrar a noite cultural, teve a apresentação prévia do disco Zé Tom com interpretação de Matheus Maraí e participação de convidados. Foi uma tarde/noite incrível, um encontro de gerações entre o congo e a capoeira, promovendo a arte e a cultura como instrumento de transformação social.

A articulação em rede é um dos propósitos do comitê, e a construção de parcerias é fundamental. Por isso, registramos nossos agradecimentos à Casa Cultural 155 na pessoa do Rayan Brayan.

Por Welington Barros, assessoria técnica PNCC ES e registros fotográficos de Willians Espártaco.

Welington Barros
Welington Barros
Artista plástico, pesquisador de Africanidades, coordenador do Museu Capixaba do Negro entre 2013 e 2017, ex-presidente da UNEGRO Capixaba, atualmente integra a equipe do Programa Nacional Comitês de Cultura no ES.