Na tarde do último 23/09 a coordenadora do projeto Júlia Batista e a presidenta estadual da UNEGRO Capixaba Adriana da Silva estiveram na Casa de Semiliberdade na Serra para fazerem uma apresentação do projeto “Das Quebradas Pocando pro Mundo†para a equipe técnica da casa. Das Quebradas Pocando pro Mundo é um projeto da UNEGRO voltado para a formação cidadã, profissional e cultural da juventude das periferias.
A pauta da agenda foi a proposição de um Termo de Parceria entre a UNEGRO e o IASES, objetivando que o instituto possa indicar adolescentes e jovens em regime de semiliberdade para a participação em cursos presenciais ofertados pelo projeto. No intuito de oferecer novas oportunidades educacionais e profissionais para jovens.
Em apresentação, Júlia destacou a importância do papel do IASES na reinserção social de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Acredita que a participação dos jovens no projeto contribuirá para o fortalecimento de vínculos sociais positivos, desenvolvimento de novas perspectivas de vida, contribuindo o mesmo para a construção de trajetórias pessoais e profissionais menos marcadas pela vulnerabilidade social. A promoção de valores de cidadania, cultura de paz e respeito à diversidade.
No Termo de Parceria estarão estabelecidos a definição conjunta de critérios de seleção e acompanhamento dos jovens, canal de diálogo permanente entre as equipes técnicas. A cooperação busca garantir a inclusão dos jovens indicados pelo IASES nos cursos de Elaboração de Projetos, Capoeira, Formação e Preparação para o ENEM, além de outras formações previstas no projeto.
“Das Quebradas Pocando pro Mundo†demonstra o compromisso histórico da UNEGRO com a transformação social e com a criação de caminhos de futuro para a juventude negra e periférica do Espírito Santo. E esta parceria com o IASES certamente fortalece as políticas socioeducativas, amplia horizontes e abrirá novas possibilidades de vida para os jovens atendidos pelo instituto.
