Você já se perguntou se existem mulheres negras trabalhando com obras audiovisuais no Espírito Santo e quem são essas mulheres? Essas perguntas surgiram na mente da historiadora e realizadora cultural Laiane Gomes, quando ela escrevia o esboço de um projeto de documentário apenas com profissionais negras, mas teve dificuldade em encontrar tais profissionais. Foi aí que surgiu a ideia de realizar uma pesquisa para mapear as profissionais negras que atuavam na cena audiovisual capixaba.Â
A pesquisa “A Participação de Mulheres Negras no Audiovisual Capixaba†foi aprovada e realizada através do edital de chamamento público nº 004/2023 de seleção de projetos do setor audiovisual do município da Serra, na categoria apoio à pesquisa sobre audiovisual.
A partir do mapeamento realizado foi possível identificar profissionais que atuam em diferentes áreas do audiovisual, como direção, produção, fotografia, preparação de elenco, atuação, direção de som, etc.
Algumas dessas profissionais residem no município da Serra, como a atriz e escritora Suely Bispo, a maquiadora Isabella do Rosário e a diretora e roteirista Sara Engelhardt.
A pesquisa foi realizada com o intuito de visibilizar o trabalho de profissionais negras que atuam no audiovisual capixaba e estimular ações que visem a inclusão, diversidade e a participação de mulheres negras que sofrem duplamente com a desigualdade de raça e de gênero no audiovisual.
A pesquisa está disponível nesse link:
https://1drv.ms/b/c/d8660df3661606a2/ERrqAcIyk35OokcUaGWMu3gBf_emdBxy3IBZankErnx3ZwÂ
Por, Welington Barros
