Nesta segunda-feira, 15 de julho, a presidenta da UNEGRO-ES (União de Negros e Negras pela Igualdade) e coordenadora executiva do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Espírito Santo (PNCC-ES), Adriana Silva, participou da inauguração da Biblioteca do Transcol, no Espírito Santo, ao lado da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O espaço cultural foi implantado em um dos terminais do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, e simboliza um passo importante na democratização do acesso à leitura e valorização da cultura popular nas periferias.
Durante a cerimônia, a Ministra destacou o papel estratégico da leitura para transformação social. Adriana Silva, por sua vez, ressaltou a relevância da iniciativa:
“Essa biblioteca representa mais do que livros. É o reconhecimento do direito à cultura como essencial para a cidadania. Estar aqui com a ministra Margareth Menezes reforça o nosso compromisso com a cultura viva, popular e acessível.”
A ação faz parte de uma política pública que articula os governos federal e estadual com lideranças e movimentos sociais para fortalecer a cultura nos territórios e aproximá-la do povo.