MARCHAMOS POR NOSSAS ANCESTRAIS NEGRAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS, BISAVÓS, AVÓS, POR NOSSAS MÃES PRETAS, POR NÓS E PELAS NOSSAS JOVENS E MENINAS NEGRAS!
Bênçãos a nossas mais velhas, licença para saudar afetuosamente a todas as manas brasileiras! É chegado o ano da Marcha Nacional de Mulheres Negras Por Reparação e Bem Viver!
Sabemos que a Reparação de raça, gênero e território não vai apagar o que vem afetando a vida de gerações de mulheres negras brasileiras e nossas comunidades. Historicamente temos mantido de pé, mesmo sangrando algumas vezes, a nossa bandeira é pela ancestralidade, inclusão, justiça social, enfrentamento ao racismo e ao sexismo, a igualdade de oportunidades, o pertencimento, a identidade, o desejo de sermos ouvidas, o direito de ecoarmos nossas vozes e atendidas, enfim a garantia de nossos direitos, corpos e territórios.
Nossa caminhada tem sido de resistência, fé na ancestralidade e constantes lutas para atender chamado da convocação para Marchar. No dia 25 de novembro de 2025 seremos muitas, seremos milhões de mulheres negras em Brasília, mas também nos diferentes territórios do Brasil. Na última década, as mulheres da UNEGRO e o Fórum de Mulheres Negras tem se movimentado, são significativas expressões do movimento social brasileiro mais capilarizada, temos nos reunido, nos organizado e construído estratégias de lutas coletivas. E é a partir desta ampla coletividade que experienciamos reflexões e práticas de Bem Viver como perspectiva orientadora do projeto de Nação que queremos para o Brasil. Como sempre em nossas vidas, não tem sido canções de ninar, são tessituras ancestrais do acúmulo das mulheres e comunidades negras em luta. A presença política das mulheres negras no Brasil na última década tem se consolidado como força motriz para a vocalização das demandas para a formulação de políticas públicas buscando a superação das desigualdades e a o reposicionamento político no Brasil, em vista da Reparação histórico.
Por isso, no dia 25 de novembro de 2025 seremos muitas, seremos milhões de mulheres negras em Brasília, mas também nos diferentes territórios do Brasil, que com fé na ancestralidade atenderão o chamado da convocação para Marchar. MARCHAMOS POR NOSSAS AVÓS, POR NOSSAS MÃES, POR NÓS E POR ELAS, AS MENINAS NEGRAS.
Sigamos firmes anunciando novos Tempos! Horizontalizar o Bem Viver e a liberdade das Mulheres Negras! Anunciar Reparação e Bem Viver a partir das mulheres que vieram antes de nós que arrombaram portas e portais para que hoje pudéssemos estar aqui em um movimento de transmutação, saudando e convidando todas e todos militantes e ativistas a se juntar a nós nessa luta promovida pelas mulheres negras. A Marcha é espaço coletivo, democrático, plural de luta e resistência para todas e todes,
Nosso Axé!
Autoras: Heloisa Ivone Silva Carvalho e Adriana Silva
