Pesquisa sobre o perfil da população trans e travesti será apresentada em Cachoeiro no Palácio Bernardino Monteiro

Últimas notícias

8º Festival da Cultura Negra da UNEGRO “África em Nós”

O 8º Festival da Cultura Negra da UNEGRO “África...

Pesquisa investiga a participação das mulheres negras no audiovisual capixaba

Você já se perguntou se existem mulheres negras trabalhando...

Live Especial do Fórum Nacional de Mulheres Negras

🌻✨ Vem com a gente! ✨🌻 O Fórum Nacional de...

Da luta à vitória

Em meio aos corredores silenciosos das instituições, onde papéis...

Compartilhe

O Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO-ES) realizam no próximo dia 10/03, em Cachoeiro de Itapemirim, a apresentação da pesquisa “travestilidades negras”, esta fornece dados abrangentes sobre a população trans e travesti em todas as regiões do Brasil, abordando aspectos como saúde, escolaridade, mercado de trabalho, violências e outros indicadores sociais.

A apresentação será conduzida por Jovana Baby, referência na luta pelos direitos da população trans e travesti, trazendo uma análise crítica dos dados coletados e promovendo reflexões sobre as políticas públicas necessárias para garantir a dignidade e os direitos dessa população.

O objetivo da apresentação é fomentar o debate sobre as condições de vida da população trans e travesti no Brasil, visando sensibilizar a sociedade, gestores públicos e instituições sobre a necessidade de políticas inclusivas e eficazes, e fortalecer a visibilidade e o protagonismo das travestis e pessoas trans negras.

JOVANA BABY

Jovana Baby é uma ativista histórica do movimento trans no Brasil, atuando há décadas na defesa dos direitos da população travesti e transexual. Mulher trans negra, é uma das fundadoras do FONATRANS (Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros) e tem um extenso trabalho voltado para políticas públicas de inclusão, saúde e combate à violência contra a população trans e travesti. Ao longo de sua trajetória, Jovana tem sido uma voz ativa na luta contra a transfobia e na promoção da cidadania para pessoas trans, com reconhecimento nacional e internacional por sua militância e articulação política.

O evento será aberto para pesquisadores(as), ativistas, gestores(as) públicos(as), profissionais da saúde e educação, estudantes, e demais interessados(as) na pauta dos direitos humanos e da população LGBTQIAPN+.

A programação irá se iniciar as 18:00 com Roda de Conversa com a população LGBTIA+, movimentos sociais, membros do poder público, estudantes e sociedade civil, sobre travestilidades e transexualidades, destacando a importância da informação no combate à transfobia, mediada por Jovana Baby, as 20:00 apresentação da pesquisa, e ao final do evento a afro artista Agatha Bennks fará uma apresentação cultural.

Para a professora e pesquisadora Luciene Carla Francelino, organizadora do evento a apresentação da pesquisa sobre travestilidades negras realizada pelo FONATRANS representa uma oportunidade crucial para ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados pela população trans e travesti no Brasil. Com a presença de Jovana Baby, referência na luta por direitos, o evento buscará sensibilizar e engajar diversos setores da sociedade para promover mudanças estruturais e garantir a cidadania plena dessa população.

Segundo a presidenta da UNEGRO Capixaba Adriana Silva o preconceito e a discriminação ainda fazem parte da realidade brasileira, casos de racismo e transfobia são recorrentes e impactam diretamente a vida das pessoas que não se enquadram no sistema cis-heteronormativo branco, e a garantia ao acesso de direitos básicos garantidos constitucionalmente é uma missão institucional da entidade afirma Adriana.

Serviço:

Apresentação Pesquisa Travestilidades Negras

Quando: 10/03/25

Onde: Palácio Bernardino Monteiro, Centro de Cachoeiro

Horário: 18:00